Pesca Esportiva
Pesca desportiva (português europeu) ou pesca esportiva (português brasileiro) ou pesca recreativa é a pesca que se pratica enquanto atividade de lazer, sem que dela dependa a subsistência do pescador. Também se pode chamar de pesca de lazer ou pesca amadora. Uma das modalidades mais populares da pesca desportiva é a praticada utilizando-se apenas vara de pesca, linha de pesca e anzol.
A pesca esportiva é praticada no mar, rios e lagos utilizando-se iscas naturais ou iscas artificiais, molinetes ou carretilhas.
A pesca recreativa está entre as atividades de integração social e lazer mais difundidas no mundo, sendo uma prática que promove a união familiar ou de grupos de amigos. Muitas vezes é a principal motivação para uma viagem de turismo.
Apesar de ser pouco explorada no Brasil é grande o potencial desta atividade devido à variedade de peixes e à grande extensão costeira e rede hidrográfica, quando comparada com a América do Norte, que atualmente gera um enorme resultado com o turismo pesqueiro.
A pesca esportiva é uma evolução ecologicamente correta da pesca amadora. Entre as várias opções de pesca, a que mais vem se popularizando é o "pesque-pague", uma atividade barata, bastante difundida e próxima às grandes cidades.
Algo bastante comum é considerar que a pesca desportiva é somente a pesca do marlin e outros peixes marinhos de grande porte, porém, existe vários outras espécies, de menor tamanho, que se enquadram nesta modalidade de pesca comoa truta que apresenta de 30 cm a 40 cm e, também existe a modalidade dedicada à pesca das grandes carpas, denominada Carp fishing, que poderia ser praticada em qualquer "pesque-pague".
Muitas vezes, esta atividade é regulamentada segundo o tipo das artes de pesca permitidas e, por vezes, as espécies ou quantidades que se podem capturar. É uma atividade pouco diversificada, utilizando principalmente a linha e anzol, mas inclui também a caça submarina. Outra modalidade da pesca recreativa é a realização de concursos, onde vários pescadores competem pela quantidade de peixes capturados num certo período de tempo, ou pelo maior exemplar.
Exemplos de peixes que são utilizados em pesca esportiva:
Tambaqui, Tambacu, Pintado, Pirarara, Pirarucu e Trairão.
Os equipamentos
Abaixo, você vai conhecer os equipamentos básicos necessários para a prática da pesca esportiva.
Caniço (vara de pescar)
A vara de pescar poder ser fabricada com vários tipos de materiais: bambu, fibra de vidro, nylon, epóxi, carbono, metal, etc., maciço ou tubular, inteiriço ou dividido em seções (caniço da foto acima) ou ainda telescópico;
Os primeiros caniços foram feitos de madeira fina flexível (vara) e mais tarde o bambu entrou em cena, justamente por ser mais leve, oco e bastante flexível.
Depois de quase duas décadas do bambu predominando, chegaram os caniços de fibra de vidro e, mais tarde, vieram os caniços de fibra de carbono e grafite que hoje estão na preferência da maioria dos esportistas da pesca. Os caniços são ainda classificados em: leve, médio, pesado e ultra pesado. Cada um destes tipos difere muito entre si e são projetados para um tipo específico de pesca.
Linhas
São fabricadas de nylon em monofilamento ou multifilamento. A classificação das linhas são grafadas em libras / peso de testes, assim temos linhas de 6, 12, 20, 30, 50, 80 e 130 libras de teste com peso estático. No Brasil, as linhas são classificadas de acordo com a sua espessura (em milímetros) ficando em: 0,10 – 0,20 – 0,40 – 0,60 – 0,80 – 1,00 milímetros.
A seleção do tipo de linha está ligada diretamente com o restante do equipamento que será utilizado pelo pescador.
Anzóis
Os anzóis (foto acima) possuem vários tamanhos e estão diretamente ligados ao peixe que se pretende pescar.
Garateia
Há também a garatéia, que é um conjunto de vários anzóis (foto acima).
Chumbadas
Chumbadas pesca embarcada Chumbadas pesca lançamento
Existem vários tipos de chumbadas, cada uma com sua determinada finalidade. A imagem da esquerda nos mostra alguns modelos de chumbadas de pesca embarcada. Já a imagem da direito, nos mostra alguns tipos de chumbadas de lançamento e são as mais usadas na pesca.
Bóias
Bóias
As bóias têm como função de manter as iscas a determinada altura, não permitindo que elas afundem. Conhecendo os hábitos dos peixes, principalmente a que altura eles nadam e capturam suas presas, é fácil regular a bóia de forma a manter o anzol iscado àquele determinado nível. Como mostra a foto acima, estes são alguns tipos de bóias mais usadas na pesca.
Molinete
O molinete (que em inglês significa Reel, Spin ou Spinning Reel) é sem sombra de dúvidas um dos principais equipamentos da pesca esportiva.
Os amantes do molinete dizem que esse tipo frontal oferece mais maleabilidade no trato, mais facilidade no manejo, além de melhor desempenho no ato de recolher.
Os molinetes podem ser classificados de acordo com o uso a que se destinam:
Ultra Leve – é o menor deles e pode ser usado com linhas da classe 3 a 5 libras;
Leve – para serem usados com linhas de 5 a 12 libras;
Médio – para linha de 12 a 30 libras;
Pesado – para se usar com linhas acima de 30 libras.
Carretilha
Carretilha
A carretilha (que em inglês significa Cast ou Baitcasting reel) é junto com o molinete um dos equipamentos mais utilizados na pesca. Os amantes deste instrumento dizem que a carretilha proporciona lançamentos mais longos, são mais fortes, tem maior capacidade de armazenamento e não torcem a linha.
Contudo, o único defeito que este instrumento possui é quanto ao back-lash, conhecida como cabeleiras, que é um emaranhado de linha que acontece após qualquer arremesso mal executado.
A carretilha é bastante indicada para o uso da pesca embarcada.
Iscas artificiais
Abaixo veremos algumas das principais iscas artificiais usadas na pesca esportiva.
Jig
Artefato feito em chumbo ou estanho, penas brancas de galo, ou de fios ou então de plástico. É um tipo de isca muito versátil e bastante usada na pesca ao robalo e outros predadores que normalmente trabalham no fundo das águas.
Popper
Isca Popper
Tipos de iscas que dão estalos na água.
Spinner bait
Isca Spinner bait
Isca feita com uma haste cuja extremidade fica a isca propriamente dita que tanto pode ser um penacho quanto uma colher que gira.
Zara
Isca Zara
Isca muito boa para trabalhar em “zigue zague”. As amplitudes dos movimentos são mais largos. É uma das iscas mais usadas na pesca esportiva e trabalha a meia água.
Spinner
Isca Spinner
Tem como objetivo imitar insetos, crustáceos ou pequenos peixes nadando, fugindo ou morrendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário