Páginas

se gostou compartilhe

terça-feira, 26 de agosto de 2014

introdução a biologia

Introdução a Biologia



Biologia: é a ciência que estuda os seres vivos  (bio do grego bios/ vida, e logia do grego logus/ estudo, ou seja estudo da vida).



Entre os grandes pesquisadores do seculo XVIII, destaca-se Carlos Linneu, que publicou seu sistema Naturae, obra capital que contem formulas para identificar os seres vivos, e criou a nomenclatura binaria, aceita por todo mundo cientifico. Ainda neste seculo, cuvier, fundador da anatomia comparada, estabeleceu o principio biológico da correlação dos órgãos nos diversos animais e investigou os restos foceis de especies extintas; Bichat criou as histologia; Claud Bernard foi o renovador da fisiologia; e Lamark, Darwin, Haeckel, entre outros, muito contribuirão para a evolução da ciência da vida.

O seculo XIX nos trouxe a personalidade de Pasteur, fundador da microbiologia. o difícil problema na hereditariedade foio objeto das pacientes observações de Mendel. Weismannn, autor da teoria do plasma germinativo, e Hugo de Vries, o botânico de grande visão e revelador da importância das mutações que ocorrem nas especies, deram novos rumos a biologia contemporânea. os nomes de Kolliker, Altmann, Fleming, Koch, Ehrlich, Hooke e tantos outros, evocam o resultado de laboriosas investigações microscópicas e de inestimáveis realizações cientificas.

A biologia tem em nossos dias, carácter analítico, normas definidamente técnicas e finalidades praticas, dentro de um ideal sadio de progresso humano. os grandes centros de pesquisa biológicas espalhados por todo mundo civilizado, especializam-se nos estudos de determinados ramos da biologia como o das estruturas celulares, da genética experimental, da síntese química de importantes produtos biológicos, com as vitaminas, etc.
os efeitos da bomba atômica suscitaram interesse pelo estudo dos inquietantes efeitos biológicos produzidos pela energia derivada da desintegração do átomo.

No entanto, a biologia tem uma missão mais ampla do que a de investigar os processos mecânicos, físicos e químicos que ocorrem nos seres vivos, ou a de descrever as formas especificas de plantas ou animais.




Para que a biologia chegue a ocupar a posição que lhe corresponde no mundo das ciências, é necessário; penetrar na investigação causal dos fatos e da suas origens e consequências; vincular cada observação com conhecimentos anteriores, para conseguir reconhecer o passado, vivendo no presente; e submete-la as operações do raciocínio que compara, combina e interpreta, para incorpora-la em um sistema de causas e efeitos que se enlaça contudo o que ha de orgânico, original e criador da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário