Animismo
Esta corrente de ideias, também chamada de Teurgia ou misticismo, foi provavelmente a primeira a se formar, decorrente a necessidade inerente ao ser humano de explicar o inexplicável. É desprovida de carácter cientifico e englobam as características que seus autores atribuíam a intervenção de forcas sobrenaturais todos os fenômenos vitais conhecidos, baseando-se na existência de potencias externas e invisíveis que intervinham na vida dos vegetais, dos animais e do homem em especial.
O homem antigo associava a intervenção divina a todas as contingencias da sua vida material e moral, tais como: a saúde e a enfermidade; a vida e a morte; a fortuna e a desgraça. Os próprios médicos da Grécia antiga, ao efetuarem uma intervenção cirúrgica evocavam a proteção benéfica dos deuses do olimpo, sem a qual a operação não chegaria a bom termo ou não traria os resultados esperados.
Esta doutrina caiu em descredito ate os progressos da ciência antiga, ganhou prestigio na idade media e vem decrescendo desde o renascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário