Páginas

se gostou compartilhe

domingo, 31 de agosto de 2014

Diferenças entre seres vivos e seres inanimados

Diferenças entre seres vivos e seres inanimados 



podemos diferenciar os seres vivos dos seres inanimados pelas seguintes características: organização celular, crescimento, origem, evolução, continuidade de intercâmbios e adaptação.

a) organização celular- a maioria dos seres vivos é constituídas por células. assim podemos ter seres com varias células, que são chamados pluricelulares (moluscos, aves, vegetais superiores, etc) e seres com uma unica célula, chamados unicelulares (protozoários, bactérias etc).
os seres inanimados não apresentam células. o que podemos  observar no seu interior são cristais dispostos sob a forma de átomos, íons ou radicais, de modo ordenado ou desordenadamente é constituído o que se chama de rede espacial ou rede cristalina.

b) crescimento- os seres vivos crescem por intussuscepção, isto é, de dentro para fora, por aumento de sua massa através da formação de novas camadas que se intercalam entre as que ja existiam antes. os seres inanimados crescem por aposição, isto é, de fora para dentro, pelo acumulo de material em sua superfície externa.

c) origem- todos os seres vivos procedem de outros seres vivos pre-existentes, dos quais herdam seus caracteres. isto se baseia no celebre aforisma de harvey, que diz: "omne vivo é vivo." os seres inanimados, ao contrario podem ser originados por meio de reações mutuas entre compostos muito diversos.

d) evolução- todos os seres vivos estão sujeitos a determinadas fazes do seu ciclo vital. nascem, crescem, atingem a maturidade, reproduzem, e atingem finalmente uma fase de desequilíbrio, sobrevindo a morte do individuo, não da especie, uma vez que, na fase de maturidade, o individuo assegura a existência de outros indivíduos, a custa do processo reprodutor.

e) continuidade de intercâmbios- os seres vivos estão em intima relação com o meio, com a qual realizam as trocas nutritivas necessárias a sua manutenção. já os seres inanimados podem permanecer indefinidamente em um estado determinado sem mudar as suas propriedades, sem se modificar em sua construção sem manifestar nenhuma atividade própria.

f) adaptação-  todos os seres vivos tendem a se adaptar ao meio em que vivem. se não o conseguem, ou emigram, procurando novas condições ambientais que os favoreçam ou tendem a perecer. já ops seres inanimados podem permanecer indefinidamente indiferentes, qualquer que seja o ambiente em que esteja situados.

g) constituição química- em relação a matéria bruta a constituição química dos seres vivos extremamente sofisticada. embora não existam elementos químicos especiais nos seres vivos, estes apresentam substancias resultantes de reações programadas pelo proprio organismo, ao passo que nos corpos inanimados as reações ocorrem ao acaso.

h) estrutura física- devido a complexidade química da matéria viva, sua constituição física depende diretamente de um sistema físico químico denominado coloidal. este sistema compreende os líquidos dos seres vivos que dissolvem ou matem em suspensão diversas partículas com  dimensões que variam de 0,5m, os sais em geral , ate 100m, as proteínas, estas são denominadas micelas.

i) sensibilidade- o fato de receber um estimulo, modula-lo ou ate mesmo modifica-lo com a finalidade de responder a este de forma adaptar-se permanecendo integro em suas funções vitais, caracteriza o ser vivo em sua sensibilidade em relação a matéria bruta.
os vegetais não apresentam sistema nervoso, logo as reações a nível de resposta a estimulo não são iguais as dos animais e sim análogas a estes.

j) metabolismo- como definição, esta característica traduz um conjunto de transformações físico químicas que se passam num organismo, no sentido de promover mudanças (metábole) da matéria e da energia capazes de beneficiar o individuo na manutenção de suas vidas.  de acordo com os meios e resultados de suas transformações o metabolismo é classificado em dois grandes grupos que se processam simultaneamente no organismo, são eles:
j1) anabolismo- caracteriza as reações de síntese, isto é, aquelas que proporcionam a integração de substancias ao organismo. (anabole=crescimento).
j2) catabolismo- trata das reações de degradação, isto é, aquelas que proporcionam, entre outras, a produção de energia para o organismo pela desintegração de substancias. ( catabole=destruição)

k) reprodução e hereditariedade- a perpetuação das especies é uma característica importante dos seres vivos. a sua realização se processa por um fenômeno denominado reprodução, que possibilita ao ser vivo originar indivíduos semelhantes.

sábado, 30 de agosto de 2014

Neovitalismo

Neovitalismo 



A doutrina neovitalista foi definida e defendida pelo grande medico e fisiologista francês, Claud Bernard. Ela representa um misto de mecanicismo e vitalismo, em que a vida seria o resultado de fenômenos físicos e químicos regidos por forca vital.

É fácil imaginar porque Claud Bernard defendia esta doutrina: mesmo com os amplos e atuais conhecimentos que temos a cerca da biofísica e da bioquímica, muitos dos fenômenos vitais que regem a natureza ainda são completamente obscuros para a humanidade; assim, o grande gênio da ciência que foi Claud Bernard sentia a necessidade de pre-existência de uma forca vital, que ate hoje não foi possível comprovar.

Entre as quatro doutrinas descritas, apenas o vitalismo e o mecanicismo viriam a se reverter de considerável significado biológico: a primeira por seu valor histórico e pela paixão que despertou, vindo a tornar-se um verdadeiro marco da moderna investigação cientifica; e a segunda por se tratar de ciência pura, seguindo os métodos que regem através da observação, da hipótese, da experimentação, da comparação, da generalização, e finalmente, da conclusão, tornando-se cada vez mais exequível a medida.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Mecanicismo

Mecanicismo 



O mecanicismo é, sem duvidas, uma doutrina eminentemente cientifica, seus partidários apoiam seus estudos na origem da vida nos conhecimentos cada vez mais amplos da biofísica e da bioquímica. Defendem eles ate hoje, que "a vida nada mais é que o resultado de fenômenos físicos e ou químicos" e que por isso mesmo poderá ser criada em laboratório.

na tentativa de tentar comprovar esta hipótese, os mecanicistas, no decorrer de suas experiencias, conseguiram produzir por síntese química diversos compostos orgânicos que ate então só os seres vivos eram capazes de elaborar, muitos dos quais que ate viriam compor um verdadeiro arsenal terapêutico de inestimável valor no campo das ciências Biológicas e, em especial, na medicina. Entre os compostos obtidos sinteticamente em laboratório, temos; a tiroxina, originalmente elaborada pela glândula tireoide; a adrenalina, que é secretada pelas glândulas supra renais; a cocaína e a nicotina, ambas de origem vegetal.

A moderna Abiogénese ou Hipótese Heterotrófica, que preconiza a origem da vida através da "evolução dos compostos orgânicos", é a teoria que encontra maior numero de adeptos na atualidade, representando o resultado das diversas experiencias dos mecanicistas através do tempo.

Vitalismo

Vitalismo



segundo os defensores da doutrina vitalista, a vida resultaria da existência de uma forca exclusiva que atuaria nos seres vivos, chamada Forca ou Principio vital, ou ainda, Principio ativo, a qual seria a causa determinante da vida.

Para Van Helmont, a forca vital estaria localizada na ''porta do estomago". segundo a bíblia e os judeus, ela se localizaria no sangue; dai a proibição de seus seguidores da ingestão de carne de porco, que o iria impurificar.

A teoria da geração espontânea ou Abiogênese é um exemplo significativo da doutrina vitalista.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Animismo

Animismo 



Esta corrente de ideias, também chamada de Teurgia ou misticismo, foi provavelmente a primeira a se formar, decorrente a necessidade inerente ao ser humano de explicar o inexplicável. É desprovida de carácter cientifico e englobam as características que seus autores atribuíam a intervenção de forcas sobrenaturais todos os fenômenos vitais conhecidos, baseando-se na existência de potencias externas e invisíveis que intervinham na vida dos vegetais, dos animais e do homem em especial.

O homem antigo associava a intervenção divina  a todas as contingencias da sua vida material e moral, tais como: a saúde e a enfermidade; a vida e a morte; a fortuna e a desgraça. Os próprios médicos da Grécia antiga, ao efetuarem uma intervenção cirúrgica evocavam a proteção benéfica dos deuses do olimpo, sem a qual a operação não chegaria a bom termo ou não traria os resultados esperados.

Esta doutrina caiu em descredito ate os progressos da ciência antiga, ganhou prestigio na idade media e vem decrescendo desde o renascimento.

Ciências Biotáxicas

Ciências Biotáxicas 



Consideram os seres vivos como uma entidade, procurando descreve-lo e assinalar o lugar que lhe corresponde entre os outros seres vivos, estabelecendo sua situação no tempo e no espaço. Subdividem-se em:

a) Taxonomia ou Sistemática: procuram agrupar e classificar os seres vivos de acordo com suas semelhanças, suas diferenças ou suas descendências mutuas, corresponde inclusive, por suas designações.

b) Ecologia: estuda as relações ocorrentes dos seres vivos na superfície do globo terrestre e as causas determinantes.

c) Biogeografia: estuda a distribuição dos seres vivos na superfície terrestre e as causa determinantes.

d) Paleontologia: estuda os seres desaparecidos em épocas geológicas passadas, procurando estabelecer relações que os liguem com os seres vivos atuais.

Alem da biologia geral, que vimos ate agora, não podemos esquecer a biologia especial, que estuda particularmente os animais e os vegetais, abrangem, desta forma, dois ramos: zoologia e a botânica ou fitologia.

Ciências Bioquímicas e Ciências Biogênicas

Ciências Bioquímicas 



Estabelecem a composição química dos seres vivos e as alterações que nela se processam através do tempo. Compreendem:

a) Estequiologia: que estabelece a composição química do ser e de suas diferentes partes.

b) Biodinamoquimica ou bioquímica propriamente dita: que estuda as transformações químicas que se produz nos organismos, inclusive as das substancias que este capta no meio externo.




Ciências Biogênicas 



tenta estabelecer a origem de cada ser vivo e as distintas modalidades que apresenta atraves do tempo. Subdividem-se em:

a) Filogenia: procura estabelecer a origem remota de cada um dos seres vivos.

b) Embriologia: estuda o desenvolvimento inicial dos seres vivos, assim como das células formadoras do embrião.

c) Ontogeniaëstuda a evolução do ser ate seu completo desenvolvimento.

d) Genética: estuda os fenômenos hereditários e as variedades que ocorrem nos seres vivos.

e) Eugenia: estuda particularmente a hereditariedade humana.

Ciências Biodinâmicas e Ciências Biomédicas

Ciências Biodinâmicas 



Consideram os seres vivos segundo seu funcionamento e suas manifestações de vida. Este grupo tem como representante a Fisiologia, que estuda as funções orgânicas dos seres vivos.



Ciências Biomédicas 



Neste grupo podemos considerar como de maior importância a higiene, que é a ciência que estuda a saúde sob o aspecto social, procurando descobrir os meios necessários á sua preservação.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Ciências Bioestaticas

Ciências Bioestaticas 



estudam os seres vivos segundo sua forma e estrutura num determinado memento, sem considerar suas transformações. Subdividem-de em:

a) Morfologia: estuda a forma exterior dos seres, podendo por isso ser denominada morfologia externa.

b) Anatomia: estuda a conformação interior do ser, sendo também denominada Morfologia interna.

c) Histologia: estuda os aglomerados celulares organizados em tecidos, observando sua estrutura  nas diferentes partes do organismo, e pondo em evidencia sua constituição intima.

d) Citologia: estuda a célula, unidade fundamental na constituição da maioria dos seres vivos.

Subdivisões da Biologia

Subdivisões da Biologia 



Das definições de biologia, podemos depreender que sua tarefa é extremamente ampla, uma vez que as características dos seres vivo e os fenômenos que neles se observam são tão complexos quanto numerosos.
Desta forma tornou-se imperiosa a sua subdivisão em capítulos as vezes bastante extensos e cujo conjunto denominamos ciência biológica.


Esta subdivisão não poderia ocorrer arbitrariamente, mas de modo ordenado, considerando-se os distintos aspectos pelos quais seriam observado os seres vivos. Desta forma, eles podem ser estudados segundo: a) Sua forma e estrutura, b) Seu funcionamento, c) Composição  química, d) sua origem, e) Sua situação no tempo e espaço ou entre outros seres vivos e f) Sua saúde e consequente preservação.

Assim, a biologia geral pode ser dividida em 6 grandes grupos de ciências, a saber: CIÊNCIAS BIOESTATICAS, CIÊNCIAS BIODINÂMICAS, CIÊNCIAS BIOQUÍMICAS, CIÊNCIAS BIOGÊNICAS, CIÊNCIAS BIOTÁXICAS e CIÊNCIAS BIOMÉDICAS. cada uma destas ciências compreende ainda um numero relativamente abundante de ciências menores, as quais, por sua vez, abrangem um campo menos extenso dentro do terreno da biologia.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Conceito e Definição de Biologia

Conceito e Definição de Biologia 



Ja no seculo XVII, as ciências da natureza haviam progredido a tal ponto que se fazia necessário agrupar todos os conhecimentos gerais, referentes aos seres vivos em uma só disciplina intelectual. Assim, quase que simultaneamente, Lamarck, na Franca (1801), e Treviranus, na Alemanha (1802), criaram o termo biologia, adotado como significado ciência da vida.

mas o que sera vida?

Claude Bernard colecionou e estudou exaustivamente cerca de 70 definições para o significado deste pequeno vocábulo, tendo chegado a seguinte conclusão: "vida não se define, mesmo porque não há definição para nenhum dos fenômenos naturais."


Ja Guilliermond, quando procurava definir o que seria o protoplasma da célula, dizia: "definir protoplasma é definir vida e, ate o presente não se conseguiu encontrar uma definição satisfatória para tal."


Diante da dificuldade desta definição, houve então a necessidade de dar um significado mais amplo a biologia; segundo Huxley, ela pode ser definida como: ''a parte do conhecimento humano que estuda os seres vivos e os sinais vitais por eles manifestados, independentemente de seus caracteres individuais''. podemos ainda dizer de modo mais simples, que: ''a biologia é parte da historia natural que estuda os fenômenos gerais inerentes aos seres vivos.''

introdução a biologia

Introdução a Biologia



Biologia: é a ciência que estuda os seres vivos  (bio do grego bios/ vida, e logia do grego logus/ estudo, ou seja estudo da vida).



Entre os grandes pesquisadores do seculo XVIII, destaca-se Carlos Linneu, que publicou seu sistema Naturae, obra capital que contem formulas para identificar os seres vivos, e criou a nomenclatura binaria, aceita por todo mundo cientifico. Ainda neste seculo, cuvier, fundador da anatomia comparada, estabeleceu o principio biológico da correlação dos órgãos nos diversos animais e investigou os restos foceis de especies extintas; Bichat criou as histologia; Claud Bernard foi o renovador da fisiologia; e Lamark, Darwin, Haeckel, entre outros, muito contribuirão para a evolução da ciência da vida.

O seculo XIX nos trouxe a personalidade de Pasteur, fundador da microbiologia. o difícil problema na hereditariedade foio objeto das pacientes observações de Mendel. Weismannn, autor da teoria do plasma germinativo, e Hugo de Vries, o botânico de grande visão e revelador da importância das mutações que ocorrem nas especies, deram novos rumos a biologia contemporânea. os nomes de Kolliker, Altmann, Fleming, Koch, Ehrlich, Hooke e tantos outros, evocam o resultado de laboriosas investigações microscópicas e de inestimáveis realizações cientificas.

A biologia tem em nossos dias, carácter analítico, normas definidamente técnicas e finalidades praticas, dentro de um ideal sadio de progresso humano. os grandes centros de pesquisa biológicas espalhados por todo mundo civilizado, especializam-se nos estudos de determinados ramos da biologia como o das estruturas celulares, da genética experimental, da síntese química de importantes produtos biológicos, com as vitaminas, etc.
os efeitos da bomba atômica suscitaram interesse pelo estudo dos inquietantes efeitos biológicos produzidos pela energia derivada da desintegração do átomo.

No entanto, a biologia tem uma missão mais ampla do que a de investigar os processos mecânicos, físicos e químicos que ocorrem nos seres vivos, ou a de descrever as formas especificas de plantas ou animais.




Para que a biologia chegue a ocupar a posição que lhe corresponde no mundo das ciências, é necessário; penetrar na investigação causal dos fatos e da suas origens e consequências; vincular cada observação com conhecimentos anteriores, para conseguir reconhecer o passado, vivendo no presente; e submete-la as operações do raciocínio que compara, combina e interpreta, para incorpora-la em um sistema de causas e efeitos que se enlaça contudo o que ha de orgânico, original e criador da vida.

domingo, 24 de agosto de 2014

Tubarão-lixa

Tubarão-lixa



nome cientifico: Ginglymostoma cirratum
onde vive: ocorre em toda a costa brasileira, habita o fundo do mar em aguas litoraneas, desde a superficie ate uma profundidade de 60 metros.
o que come: come peixes que habitam o fundo do mar, camarao, lula, polvo, caranguejo, lagosta entre outros, grupos desta especie se alimentam de forma cooperativa.
características:  possui pequenos dentes, porem, extremamente poderosos, pesa ate 500 kg, os machos sao pouco menores que as femeas que podem chegar ate 3 metros de comprimento, enquanto os machos podem medir ate 2,57 metros, a superficie dorsal e os flancos sao de coloracao marrom claro grisalho, com manchas escuras vermelhas ou marrons dispersas sobre o corpo.



Diabo-da-tasmânia

Diabo-da-tasmânia 



nome cientifico: Sarcophilus harrisii
descrição: mede cerca de 65 centímetros de comprimento (machos), e 57 centímetros de comprimento (fêmeas), com caudas de 25 e 24 centímetros respectivamente, vivem em media 6 anos. 
onde vive: o diabo-da-tasmânia é endêmico da Austrália, podendo ser encontrado apenas na ilha da tasmânia e em algumas ilhas costeiras próximas.
o que come: o diabo-da-tasmânia é um animal de habito noturno, a especie tem uma alimentação muito variada, e depende muito da disponibilidade de alimento, come uma grande variedade de vertebrados e invertebrados, como também come frutos e plantas, grande parte da sua alimentação é derivada de pequeno cangurus.


sábado, 23 de agosto de 2014

Mangusto-cinza-da-índia

Mangusto-cinza-da-índia 



nome cientifico: Herpestes Edwardsii
tamanho: tem cerca de 50 centímetros de comprimento e igual valor para sua cauda, o macho é maior que a fêmea.
o que come: Alimenta-se de roedores, aves e cobras.
onde vive: na Índia, nepal, Paquistão e sri lanka, ele habita regiões de floresta aberta e campos cultivados.


Pinguim-de-Magalhães

Pinguim-de-Magalhães



nome cientifico: Spheniscus magellanicus
onde vive: é u pinguim sul-americano, vive em águas temperadas e de clima entre 15 graus e podendo chegar a uma escala de temperatura abaixo de zero. habita áreas costeiras de Argentina, chile, na patagônia e ilhas malvinas.
o que come: Como todo pinguim se alimenta de peixes, crustáceos e lulas, podem atingir ate 90 metros de profundidade para caçar.
tamanho: é uma ave de médio porte com cerca de 70 centímetros de comprimento e seu peso varia de 5 a 6 kg.


sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Foca-leopardo

Foca-leopardo


nome cientifico: Hydrurga leptonyx
tamanho: normalmente as fêmeas sao maiores que os machos, elas medem em media de 2,4 metros a 3,6 metros podendo pesar ate 600 kg, e os machos medem de 2,4 metros a 3,2 metros e podendo pesar ate 400 kg.
onde vive: habitam os mares em torno da Antártida.
o que come: se alimentam de pinguins e de outras focas menores. seu único predador é a orca. 


Foca-barbuda

Foca-barbuda



nome cientifico: Enigmatus barbatus
tamanho:
onde vive: ocorre em áreas do oceano Ártico. vive desde o norte do canada e em todo o norte da Europa. sua população é estimada em cerca de 500 mil indivíduos.
o que come: esta foca carnívora se alimenta de pequenos peixes.




Urso-panda

Urso-panda



nome cientifico: Ailuropoda melanoleuca
tamanho: mede de 1,2 metros a 1,5 metros de comprimento, tendo uma altura de ate 70 centímetros e pode pesar de 75 a 160 kg.
o que come: ele pertence a ordem carnívora, porem o panda possui hábitos herbívoros, ele se alimenta basicamente de folhas de bambu.
onde vive: a região onde se encontra o panda é um pouco reduzida, ele esta confinado ao centro-sul da china. sua distribuição consiste em 6 áreas montanhosas isoladas, são elas: minshan, qinling, qionglai, liangshan, daxiangling e xiaoxiangling nas provincias de Gansu, Shaanxi e Sichuan.


Urso-polar

Urso-polar



nome cientifico: Ursus maritimus também conhecido como urso branco.
tamanho: maior carnívoro terrestre,  seu peso varia de 300 a 800 kg para os machos e 150 a 300 kg para as fêmeas, pode chegar ate 2,5 metros de comprimento e ate 1,6 metros de altura. 
o que come: o Urso polar é carnívoro e se alimenta de focas-aneladas, focas-barbudas, foca-da-Groenlândia e a foca-de-topete.
ocasionalmente se alimenta de algumas especies de aves e pequenos mamíferos também.
onde vive: o urso-polar é encontrado no circulo polar ártico e nas are-as continentais adjacentes (Russia, Estados Unidos, Canada, Noruega e Dinamarca).




quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Tamanduá bandeira

Tamanduá bandeira



nome cientifico: Myrmecophaga tridactyla
tamanho: Maior representante da família Myrmecophagidae tendo entre 1,8 e 2,1 metros de comprimento pode pesar ate 41 kg no caso do macho, a fêmea pode chegar ate 39 kg.
onde vive: Habita grande variedade de ambientes, foi registrada sua presença desde Honduras na America central, ate o chaco boliviano, Paraguaí argentina e por todo brasil, sendo ausente na cordilheira dos andes.
o que come: sua alimentação baseia-se exclusivamente em formigas e cupins.


Onça-pintada

Onça-pintada 



nome cientifico: Panthera onca
onde vive:  Esta presente desde o México, passando pela America central, ate a America do sul, incluindo toda a bacia amazônica, no brasil. os países onde ela se encontra são: Argentina, Belize, Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa rica, Equador, guiana francesa, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicaraguas, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Estados Unidos e Venezuela.
tamanho: terceiro maior felino do mundo, e o maior das Américas. seu tamanho e peso varia de acordo com a região. o peso normalmente esta entre 56 e 100 kg. os maiores machos já registrados pesavam cerca de 160 kg e as menores fêmeas pesavam 36 kg, as fêmeas são cerca de 10 a 20% menores que os machos, seu comprimento da ponta do fucinho ate a ponta da cauda varia de 1,2 metros ate 1,95 metros, sua calda é a menor entre os felinos, tem entre 45 e 75 centímetros de comprimento, a onça-pintada tem de 63 a 75 centímetros de altura.
o que come: A onça-pintada possui a mordida mais forte entre os felinos, podendo chegar ate duas vezes a forca da mordida de um leão, tal forca é capaz de quebrar o casco de uma tartaruga, a onça-pintada é carnívora e caça grandes herbívoros de ate 300 kg em florestas densas, como a anta, jacarés, veados, capivaras, porcos-do-mato, tamanduás e ate mesmo sucuris, seu corpo forte e atarracado é uma adaptação a este tipo de ambiente.


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Piranha vermelha

Piranha vermelha



nome cientifico: Pygocentrus nattereri
onde vive: habitam as bacias dos rios Amazonas, parana e são francisco.
tamanho: podem chegar a medir ate 30 centímetros de comprimento. 
o que come: esta especie de piranha se alimenta principalmente de peixes, insetos e invertebrados aquáticos, como moluscos e crustáceos. pode também se alimentar de qualquer ser vivo que entre em águas onde ela vive.



Carcará

Carcará 



nome cientifico: Polyborus plancus ou caracara cheriway
tamanho: Sua envergadura chega a 123 centímetros e o comprimento varia entre 50 e 60 centímetros
onde vive: possui uma distribuição geográfica ampla que vai da Argentina ate o sul dos Estados Unidos ocupando toda uma variedade de ecossistemas, fora a cordilheira dos andes.
o que come: alimenta-se de insetos, anfíbios, roedores e quaisquer outras presas fáceis, ataca crias de mamíferos quando filhotes e acompanha os urubus em busca de carniça, também se alimenta de frutas e minhocas.


Beija-flor-tesoura

Beija-flor-tesoura



nome cientifico: Eupetomena macroura
onde vive: o beija-flor mais comum do Brasil centro-ocidental. Vive em áreas semi-abertas, bordas de florestas, capoeiras, parques e jardins, sendo comum ate em grandes regiões urbanizadas.
tamanho: mede de 15 a 19 centímetros, sendo um dos maiores e mais briguentos beija-flores brasileiros, pesa em torno de 9 gramas.
o que come: Assim como a maioria dos beija-flores se alimenta basicamente de néctar de flores, também caca pequenos insetos e tem um importante papel na polinização de muitas plantas.


Ararinha-azul

Ararinha-azul



nome cientifico: Cyanopsitta spixii
tamanho: A ararinha-azul mede de 55 a 60 centímetros de comprimento, possui uma envergadura de 1,20 metros e pode pesar de 286 a 410 gramas.
o que come: Come principalmente sementes de pinhão-bravo e faveleira.
onde vive: matas de galeria dominadas por caraibeiras associadas a riachos sazonais no extremo norte do estado da Bahia.



terça-feira, 19 de agosto de 2014

Mariposa lua

Mariposa lua


nome cientifico: Actias luna
tamanho: 12 centímetros com a cauda
onde vive: florestas da América do norte
o que come: a lagarta come folhas, e ate o presente momento não se descobriu o que a mariposa adulta come.


segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Sépia

Sépia 


nome cientifico: Sepia officinalis
tamanho: 30 centímetros de comprimento
onde vive: mares e oceanos
o que come: pequenos peixes e moluscos


domingo, 17 de agosto de 2014

água viva juba de leão

Aguá viva juba de leão 


nome cientifico: cyanea capillata
tamanho: seu corpo pode medir ate 2 metros e seus tentáculos ate 40 metros
onde vive: Atlântico norte
o que come; plâncton 

Besouro-de-chifres

Besouro-de-chifres


nome cientifico: lucanus cervus
tamanho: de 5 a 10 centímetros
onde vive: florestas de carvalho da Europa
o que come: as larvas ou filhotes se alimentam de madeira podre, já os adultos se alimentam de brotos flores e seiva.

Escorpião imperial

Escorpião imperial 


nome cientifico: pandinus imperator
tamanho: 15 centímetros de comprimento
onde vive: florestas úmidas da africa central
o que come: insetos e pequenos mamíferos 

Formiga Correição

Formiga Correição 


nome cientifico: eciton burchelli
tamanho: ate 2 centímetros
onde vive: florestas da América do sul e América central
o que come: insetos e outros pequenos animais, as vezes ate cobras e pássaros de pequeno porte.

sábado, 16 de agosto de 2014

Especial Animais Peçonhentos

Especial Animais Peçonhentos 



são animais que por meio de um mecanismo são capazes de injetar em suas presas uma substancia toxica produzidas em seus corpos, diretamente de glândulas especiais por onde passa o veneno.


veja agora alguns dos mais perigosos

aranha parda
nome cientifico: loxoceles
onde vive: EUA, America do sul, Europa e asia
as vezes causa a morte de pessoas 
sintomas: a picada causa dor de queimadura, bolhas na pele, hemorragia interna, vômitos, convulsões, e febre.
tratamento: não ha antidoto




escorpião de cauda grossa
nome cientifico: androctonus
onde vive: norte da africa, oriente
fatalidade: óbito de 6 a 7 horas ( é o escorpião mais venenoso)
sintomas: a ferroada é muito dolorosa, os músculos usados na respiração e o coração podem parar de funcionar.
tratamento: existe antidoto disponível




centopeia gigante
nome cientifico: scolopendra
onde vive: em regiões tropicais do mundo
fatalidade: não afeta adultos, mas pode causar graves danos a crianças
sintomas: causa uma ferida semelhante a picada de uma vespa, a pele em torno incha e descasca
tratamento: não existe antidoto e nem é necessário.



aranha armadeira
nome cientifico: phomeutria
onde vive: brasil
fatalidade: sua picada é mortal, é considerado um dos bichos mais venenosos para os humanos.
sintomas: a pessoa fica tonta, começa a babar, sente enjoo e o coração e a respiração param.
tratamento: existe antidoto disponível.



e não poderíamos nos esquecer da mais famosa de todas


cobra-de-barriga-amarela ou taipan-do-interior
sua peconha é muito potente, pode chegar a matar um ser humano adulto em 45 minutos, é 10 vezes mais venenosa que a cascavel, porem nunca foi registrada nenhuma fatalidade com seres humanos, nao é agressiva e muto difícil de ser encontrada pelo homem.
é encontrada apenas no interior da austrália.




louva-a-deus

louva-a-deus



Existem cerca de 2400 especies de louva-a-deus. vivem em arvores e campinas localizadas em locais quentes, onde haja um suprimento regular de alimento.

nome cientifico: mantis religiosa
tamanho: de 4 a 7,5 centímetros
onde vive: arvores e campinas em países tropicais e quentes
o que come: insetos e aranhas 



Informações Básicas


seus olhos abaulados nas laterais permite que ele tenha uma ótima visão de todos os ângulos.

a fêmea deposita entre 200 e 400 ovos de cada vez, os filhotes já são aptos a caçar assim que nascem.

o louva-a-deus é um excelente caçador porem não sabe se defender, sua salvação é a camuflagem.





saiba mais sobre este fantástico inseto.