Páginas

se gostou compartilhe

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

9 desastres que afetaram drasticamente a natureza


1.Three Mile Island



Conhecido como pesadelo nuclear o desastre ocorreu em 9 de abril de 1979. O reator da usina nuclear Three Mile Island na Pensilvânia passou por uma falha mecânica aliada a um erro humano e lançou gases e efluentes radioativos em um raio de 16 km. A população não foi informada sobre o acidente, havendo a evacuação da população apenas dois dias apos o ocorrido. Não houve mortes relacionadas ao acidente.


2.Usina nuclear de Tokaimura




Em 30 de setembro de 1999 no nordeste de Tóquio, em uma usina de processamento de urânio, operários manuseavam uma solução liquida quando ocorreu um acidente expondo centenas de pessoas a diferentes níveis de radiação. Dentro de minutos os operários mais próximos do local tiveram náuseas, alem de terem o rosto, mãos e outras partes do corpo todo queimados.


3.Love canal



Em 1978 em um vilarejo localizado em Nova York, toneladas de lixo começaram a borbulhar em quintais, porões e encanamentos das residencias. O problema ocorreu devido a 21 mil toneladas de resíduos tóxicos industriais que haviam sido enterrados por uma empresa nas décadas de 40 e 50. centenas de famílias abandonaram o local, alguns apresentando sinais de intoxicação.


4.Mar de Aral



O que ja foi o quarto maior lago de água salgada do mundo, localizado na asia central, hoje é uma especie de cemitério de navios. Devido a crise econômica enfrentada pela região, a mesma foi abandonada, deixando um vasto rastro de impactos, causando a desertificação do lugar. Atualmente o Casaquistao vem levantando esforços para superar este desastre, mas as expectativas são desanimadoras devido a magnitude da interferência que houve, considerado um dos maiores desastres feitos pela ação do homem ate hoje.


5.Petróleo em chamas no kuwait




Em 1991, motivado por questões politicas e disputas territoriais, Saddam Hussein perdeu o território de Kuwait. Em resposta, ordenou seus homens que invadissem a região com intuito de explodir os poços de petróleo. Cerca de 600 poços foram incendiados, queimando por cerca de sete meses, lançando ao golfo uma fumaça venenosa, com fuligem e cinzas, criando em seguida a "chuva negra", formando lagos de óleo. milhares de animais morreram intoxicados.




fonte:

http://www.ahtabom.com.br/os-10-maiores-desastres-ambientais/


6.Chernobyl




Em 26 de abril de 1986, em Chernobyl, na Ucrânia, ocorreu o que é considerado o maior desastre nuclear da historia. Um dos reatores da usina instalada no local explodiu enviando enormes quantidades de radiação para a atmosfera, se espalhando por toda Russia e parte da Europa. o numero de pessoas afetadas pelo incidente é incalculável. O caso mais comum relatado são incidências de câncer e tireoide em crianças. atualmente uma área de quase 20 km perto da planta permanece desativada. O reator que explodiu permanece selado em uma especie de sarcófago "caixão" de concreto, aço e chumbo, afim de isolar o material radioativo que ali se concentra. O combustível nuclear chega a 200 toneladas de núcleo do reator e uma especie de magma radioativo, embora estudos apontem sua deterioração gradual, o que pode acarretar novos impactos no futuro.
Mesmo assim, não foi possível a reocupação de todas as áreas que foram contaminadas. Cinco milhões de hectares de terra foram inutilizados e houve contaminação significativa de florestas.



fonte:

http://www.ahtabom.com.br/os-10-maiores-desastres-ambientais/




7.Nuvem de Dioxina em Seveso




Em 10 de julho de 1976 na fabrica de produtos químicos ICMESA em Seveso no norte da Itália ha 17 km de Milão, houve uma explosão de produtos químicos, lançando uma especie de nuvem composta de dioxina numa área superior a 18 km quadrados, que se estacionou sobre a cidade. Inicialmente a população não deu importância ao efeito. Os primeiros impactos foram observados nos animais que começaram a morrer gradativamente, 3300 animais morreram e ate 1978 cerca de 80 mil animais foram sacrificados para evitar que a dioxina entrasse na cadeia alimentar. Um agricultor que encontrou seu gato morto, ao ver que em apenas um dia o grau de deterioração do animal estava muito avançado, acionou os órgãos responsáveis que constataram que o gato tinha se desfeito como se tivessem lhe jogado acido, sobrando apenas seu cranio. dois dias apos foram relatados efeitos em humanos ( feridas na pele, desfiguração, náuseas e visa-o turva).
O desastre levou a União Europeia a publicar em 1982, a assim denominada Diretiva Seveso, com o objetivo de controlar os riscos de acidentes graves ou catástrofes envolvendo substancias perigosas em unidades industriais. A Diretiva Seveso tem vindo a ser atualizada. sendo atualmente conhecida como Diretiva Seveso III (2012).




fonte da materia:

http://www.ahtabom.com.br



8.Poluição em Minamata (1956)



Em 1956, pescadores dessa baia japonesa começaram a ter uma doença batizada de mal de Minamata, que causava paralisia e podia matar. Logo ficou claro que os casos surgiram porque uma industria de fertilizantes, a chisso corporation, lançou durante quatro décadas 27 toneladas de mercúrio no oceano, contaminando peixes e frutos do mar, mais de 3 mil pessoas adoeceram e centenas morreram. a região só foi declarada livre de mercúrio em 1997, quando as redes que impediam os peixes contaminados de nadar para outras águas foram retiradas.




fonte da materia:

http://mundoestranho.abril.com.br

fonte da imagem:

http://blog.clickgratis.com.br



9.bomba de Hiroshima e Nagasaki (1945)



Tidas como um marco do horror nuclear, as duas explosões de agosto de 1945 mataram entre 150 mil e 220 mil japoneses, as estimativas não foram precisas porque os documentos militares na época foram destruídos. Ate 1 km do centro da explosão, quase todos os animais e plantas morreram com as ondas de calor e choque. Em 58 anos, a radiação aumentou em 51% a ocorrência de leucemia. Hoje, as duas cidades ja possuem índices de radiação aceitáveis.




fonte da materia:

http://mundoestranho.abril.com.br/

fonte da imagem:

http://www.dialogosdosul.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário