Páginas

se gostou compartilhe

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Coroa-de-cristo

Coroa-de-cristo



Coroa-de-cristo (Euphorbia milii) é um arbusto espinhoso originário de madagascar, muito difundido no Brasil, que é usado como planta ornamental e como proteção em cercas vivas. Conhecida popularmente no Brasil como "coroa-de-cristo", "colchão-de-noiva", dois irmãos", "bem casados", "coroa de espinhos", "martírios", "duas amigas", entre outras.

seu nome cientifico foi proposto por Des Moulins em homenagem ao barão Pierre Bernard Milius, governador pela franca na ilha de Bourdon, atual ilha reunião, que levou algumas destas plantas para o jardim botânico de Bordeaux em 1821.

O látex dessa planta contem um fluido branco leitoso, de baixa densidade, que apresenta varias enzimas de alcaloides. Esse liquido pode provocar irritação em contato com a pele e intoxicação se colocado com mucosas ou ingerido. Se os olhos forem atingidos, esse látex pode provocar perfuração da corneá e, consequentemente, cegueira. Nos casos de ingestão da planta é necessário a realização de uma lavagem gástrica, com posterior administração de carvão ativado, laxantes e analgésicos.



fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário