Páginas

se gostou compartilhe

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Cereja

Cereja 



Originaria do continente Asiático, algumas frutíferas e outras produtoras de madeira nobre. estas arvores se classificam em:

reino: plantae
clado: angiospermicas
clado: rosideas
clado: eudicotiledoneas
ordem: rosales
família: rosaceae
subfamília: prunoideae
gênero: prunus
subgênero: cerasus

Sao cultivadas em regiões frias, para uma boa produção ela necessita de muito cuidado alem de estar em um local com invernos frios e chuvosos.

Sao pequenos frutos arredondados que podem apresentar varias cores, sendo o vermelho o mais comum entre as comestíveis (nem todas as especies produzem frutos comestíveis). as cerejas contem proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B e C. quando consumida ao natural tem propriedades refrescante, diuréticas e laxativas (consumidas em excesso podem provocar problemas estomacais.

especies de cereja:

prunus apetala
prunus avium - cereja-doce
prunus campanulata
prunus canescens
prunus cerasus - cereja-acida
prunus concina
prunus dielsiana
prunus conradinae
prunus emarginata
prunus fruticosa
prunus incisa
prunus litigiosa
prunus lusitanica
prunus rufa
entre outras...

historia da cerejeira


Original da asia, na cultura japonesa chamada de Sakura tanto para identificar a flor  quanto a cerejeira, era associada aos samurais cuja vida era tao efêmera quanto a da flor que se desprendia da arvore. já o fruto tem significado sensual (por seu vermelho intenso e maduro). Ha um costume japonês que se chama hanami (que significa ver as flores) que consiste em ir ao parque contemplar as flores, especialmente as flores de cereja na época de florescimento.

A flor da cereja ja foi considerada uma das flores mais belas, tanto pelo seu formato quanto pela delicadeza e espessura das pétalas. Na Índia esta flor é considerada sagrada, e nas casas onde tem essa flor nunca falta nada, diz a lenda na Índia.

A variedade de cereja mais popular no japão é a Somei Yoshino (prunus vedoensis). Suas flores são de um branco quase puro, tingido com o mais pálido rosa, especialmente perto do caule. elas florescem e caiem no prazo de uma semana, antes que voltem as folhas. A variedade recebe seu nome da vila de Somei. Ela foi desenvolvida por meados e fim do sec. XIX com o fim do período edo e o começo do período meiji.

Durante a segunda guerra mundial, a Sakura foi motivada para motivar o povo japonês, para acender o espirito nacionalista e militarista dentre a população. pilotos japoneses pintavam-nas nas laterais de seus aviões antes de embarcar em missão suicida.
Nas suas empreitadas coloniais, o japão imperial frequentemente plantava cerejeiras como forma de reclamar aquele espaco como território japonês.




Nenhum comentário:

Postar um comentário